Buscar
  • Redação Escritório

Iluminação nos ambientes: Conheça os principais tipos e suas características




Você sabia que o mau uso da luz pode arruinar a funcionalidade e o conforto visual do espaço? Assim, a iluminação é um ponto essencial no aspecto sensorial de qualquer ambiente, pois distribuída adequadamente traz conforto, sendo fundamental para o bem-estar das pessoas.

Destaca-se que num projeto de iluminação é preciso considerar a cor da luz, sua distribuição e quais elementos serão valorizados de acordo com o seu foco. Primeiramente o ideal é saber qual a finalidade do ambiente e seu uso para saber qual o tipo de iluminação é a mais indicada, pois existem locais que a quantidade de luz precisa de atenção,

enquanto alguns a estética é essencial para luz chamar a atenção daquele determinado espaço.

Assim para fazer o melhor aproveitamento da luz no seu ambiente é importante conhecer os principais tipos de iluminação e suas características que podem ser difusa, direta ou indireta. Confira:



Luz Difusa:

Esse tipo de iluminação é para distribuir uniformemente a luz no ambiente. É o tipo de iluminação mais utilizada em que é instalada como luz central dos ambientes Por isso é muito utilizada em salas, quartos e banheiros.


Fonte: Arquivo do Escritório

Luz Direta

É o tipo de iluminação onde a luz incide diretamente sobre algum ponto específico. Neste sentido é muito utilizada para destacar e valorizar itens decorativos, texturas, revestimentos e acabamentos. Uma dica é combinar esse tipo de iluminação com pontos de luz difusa para suavizar a iluminação e não ficar cansativas aos olhos.


Fonte: Arquivo do Escritório

Luz Indireta

Já neste tipo de iluminação é quando a luz é refletida por uma superfície (teto, parede ou a própria luminária) e se distribui pelo ambiente, permitindo criar ambientes intimistas. Exemplos deste tipo de iluminação são arandelas e sancas de gesso.]


Fonte: Arquivo do Escritório

Ressalta-se que para criar um efeito harmônico é essencial trabalhar com esses três tipos de iluminação em conjunto, sempre priorizando as dimensões e função do ambiente, para criar um ambiente mais acolhedor ou mais estimulante.


3 visualizações